Conselheiros representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB) e membros da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram na última semana do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo.
O evento foi realizado na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e foi organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, da Seccional São Paulo.
Com o tema “O inimaginável, o sensível e o pluridiverso mundo das infâncias: reflexões necessárias à ação conselheira”, a formação contou com palestras, mesa redonda e oficinas com a participação de referências educacionais atuais de diferentes áreas de atuação e de representantes do Ministério da Educação.
Para a conselheira Paula de Campos Bueno, atual presidente do Conselho Municipal de Educação de Caraguatatuba e assessora pedagógica da Diretoria de Formação da UNCME-SP, estes momentos formativos são fundamentais nas ações dos Conselhos de monitoramento e controle social das políticas públicas.
“Essas formações ampliam e fortalecem a efetividade dos trabalhos desenvolvidos por esses essenciais colegiados participativos. O que construímos durante os últimos três dias de formação será levado, discutido e semeado em cada um dos municípios participantes”, comentou.
O evento contou ainda com a participação da Conselheira Tutelar do município, Ariane Proença, ativista pela infância, inclusão e direitos das crianças e adolescentes, convidada para a mesa redonda sobre a diversidade das infâncias.