Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram de um APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) realizado na quarta-feira (22), no Serramar Shopping, em Caraguatatuba.
O treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros do 11° GB, que abordou o tema Técnicas de Movimentação de Vítimas. Participaram da ação 28 voluntários, entre eles, o corregedor da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, Emanoel Carvalho, que é representante da Defesa Civil no Comitê do APELL.
Carvalho explica que o treinamento capacita os voluntários para que, em uma situação de emergência envolvendo múltiplas vítimas, saibam aplicar técnicas básicas de socorro, auxiliando na movimentação de vítimas até um local seguro onde possam receber atenção médica.
O objetivo do APELL é preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência. A implantação do APELL em Caraguatatuba foi iniciada em 2011.
A primeira área a integrar o APELL em Caraguatatuba está localizada no raio de 600 metros à direita e à esquerda do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão, o Gasmex. Essa área abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan.
O APELL Caraguatatuba funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade. Compõem o grupo coordenador, por meio de parceria: Petrobras, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.
A Defesa Civil é a principal responsável pelo APELL. É ela quem cria os planos de emergência, divulga informações e mobiliza instituições parceiras, como a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e os serviços de saúde e trânsito.
Para o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, que também é o coordenador da Defesa Civil em Caraguatatuba, participar dos treinamentos para o gerenciamento de situações de emergência são de extrema importância. “Vidas dependem desse bom preparo e não poupamos esforços para que nossa Defesa Civil esteja sempre pronta para melhor agir em situações de crise”.