A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de quarta-feira (22) na Casa de Saúde Stella Maris levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito.
A palestra fez parte das atividades do Maio Amarelo e foi proferida pelo agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo Setor de Educação de Trânsito da Semop. Cerca de 20 funcionários da unidade hospitalar acompanharam a explanação.
Direção defensiva, respeito à sinalização, uso de equipamentos como o cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, não usar o celular enquanto estiver ao volante, não dirigir enquanto estiver sob efeito de bebidas alcoólicas e manutenção regular do veículo foram algumas das abordagens do palestrante.
Ao expor alguns números estatísticos, Luber Castigliola destacou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo e que no país, o trânsito está em 8º lugar entre as principais causas de morte.
Outros números exibidos pelo agente apontam que 98% dos acidentes de trânsito são causados por negligência ou erro humanos e o de que o uso de celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito.
O agente de trânsito é também o responsável pelo Programa Trânsito Legal, voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para ele, “um trânsito cada vez mais seguro e com menos sinistros, depende não só das boas condições das vias, mas, principalmente, das atitudes de cada um”.
O que é o Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação e por isso, o principal objetivo do movimento é colocar em pauta para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.