A Prefeitura de Caraguatatuba, por recomendação do Governo do Estado, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho. O público-alvo são crianças menores de cinco anos. Até o momento, o município aplicou 948 doses, com cobertura de 18%, sendo que a meta é imunizar 95%.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. A pólio está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.
Desde a erradicação da doença, os órgãos de saúde vêm se empenhando para a manutenção dos indicadores, além da vigilância ativa para busca de casos de paralisia flácida aguda para que o Brasil se mantenha livre da doença. “Para isso, é necessário também que os pais contribuam para manter esse quadro e elevar as coberturas vacinais”, explica o secretário de saúde, Gustavo Boher.
A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a população deve estar munida de documento com foto e a Carteira de Vacinação. Mesmo as crianças com esquema vacinal completo, devem tomar a dose de reforço.