Alinhada ao programa São Paulo Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de sua Defesa Civil, está inserida no planejamento e gestão ambiental do território sob sua jurisdição, promovendo ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
No estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.
Os incêndios florestais são frequentes nas áreas naturais protegidas, além de incidirem também em áreas cultivadas e terras particulares, provocando impactos ambientais negativos aos biomas e ecossistema.
Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.
As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares. Além disso, incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.
Entre as recomendações da Defesa Civil à população para evitar incêndios florestais estão: Não fazer queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado; Não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias; Não soltar balões pois, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.
Dentre os objetivos da Operação São Paulo Sem Fogo, destacam-se os seguintes: Diminuir os focos de incêndio no estado; Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; Proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; Erradicar a prática irregular do uso do fogo; Fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
Qualquer atividade ilícita pode ser denunciada à Polícia Militar: 190.
Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado:193
Ou Defesa Civil: 199