O município de Caraguatatuba participou, nos dias 20 e 21 de Junho (quinta e sexta-feira), de uma iniciativa inovadora e transformadora na gestão pública brasileira: o “Primeiro Encontro da Comunidade de Prática da Primeira Infância”, no âmbito da Rede InovaGov, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.
#PraTodosVerem: Fernanda Delgado fala ao público (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro reuniu cerca de 60 pessoas do serviço público municipal, estadual e federal; dos poderes executivo, legislativo e judiciário; do terceiro setor, academia e sociedade civil para juntos discutir e construir uma proposta de operação local para dar acesso à creche, de modo a priorizar as crianças que mais precisam desse serviço.
Esta foi uma oportunidade única e inédita no Brasil e na agenda da Primeira Infância, que visa não apenas gerar e testar ideias, mas também estabelecer um novo modelo de atuação em rede que impactará positivamente o desenho de políticas e a prestação de serviços públicos em nosso país.
A jornada incluiu oficinas práticas, voltadas para a busca de soluções inovadoras de problemas complexos relacionados a primeira infância, e teve como assunto principal a demanda reprimida por vagas de educação infantil (0 a 3 anos), assim como os critérios de prioridade estabelecidos para organização da lista de espera para aqueles que aguardam por vaga.
#PraTodosVerem: Painel estampa o nome de Fernanda Delgado, representante de Caraguatatuba ao lado de representantes de Mauá, Angra dos Reis e Recife (Foto: Divulgação/PMC)
Responsável pelo Setor de Demanda de Alunos, Fernanda de Fátima Delgado, foi convidada pela FGV para ir para Brasília, representando Caraguatatuba, para falar sobre o Programa da Primeira Infância. Durante o evento, Fernando explicou como atua junto à gestão do controle de demanda de vagas de CEI.
Na ocasião, Caraguatatuba foi parabenizada por agentes representantes de diversos municípios, pois é considerada a cidade que mais conseguiu reduzir a demanda.