A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, recebeu na manhã desta quinta-feira (06) a visita de uma delegação de funcionárias da Prefeitura Jacareí, lideradas pela vice-prefeita do município, Rosana Gravena.

#PraTodosVerem: Secretário Amauri Toledo reunido com visitantes de Jacareí (Foto: Divulgação/PMC)
O grupo de nove pessoas foi recebido pelo secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e pela diretora técnica da Sepedi e assistente social, Alcione Ribeiro.
O objetivo da visita foi de fazer uma troca de experiências na área do atendimento ao idoso e conhecer as instalações, serviços e equipamentos oferecidos pelo poder público de Caraguatatuba aos idosos do município.
As visitantes fazem parte do Comitê Cidade Saudável, de Jacareí, composto por oito secretarias e sete fundações. O comitê trabalha pelo fortalecimento do programa 60 + Saudável, que visa integrar políticas públicas ligadas às questões da população idosa, que em Jacareí corresponde a 17% da população, ou seja, cerca de 40 mil idosos. Caraguatatuba contabiliza pelo último senso, 22 mil idosos.

#PraTodosVerem: Secretário Amauri Toledo ao lado da vice-prefeita de Jacareí (Foto: Divulgação/PMC)
Tanto Rosana Gravena quanto Amauri Toledo compartilham a opinião de que é importante que as pessoas conheçam e tenham acesso aos serviços prestados pelo poder público à essa parcela da população.
Ao visitar as instalações da Sepedi e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), o grupo ficou encantado com o que viu. Eleita em 2023 a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil, Caraguatatuba conta com uma grande estrutura voltada para o idoso, incluindo a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.
Amauri Toledo considera os encontros como enriquecedor. “A troca de experiências é importante e nos inspira a novos rumos. O grupo trazido por Rosana Gravena, que também tem experiência como secretária de Saúde, é formado por integrantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e do Instituto de Previdência, pessoas experientes, que acumulam enorme conhecimento na área. O saldo de encontros assim é sempre positivo”.
Serviço:
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) – rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira