Desde o dia 14 de maio, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e a Comissão Setorial Municipal do Livro, Leitura e Literatura, promovem o projeto “Terças Literárias na Fundacc”, realizado toda semana na Biblioteca Municipal Afonso Schimidt.
A entrada é gratuita e para participar, basta comparecer às terças, na sede da Fundacc, localizada na Rua Santa Cruz, 396, no Centro, sempre das 14h às 16h e realizar a inscrição no link disponível na bio do instagram @comissaoliterariacaragua.
O projeto tem como objetivo, promover um diálogo construtivo sobre diversos gêneros literários, tais como: poesia, contos, crônicas, suspense e cordel, entre outras temáticas, a fim de incentivar o hábito da escrita e da leitura criativa, e ainda, fortalecer o espaço da Biblioteca Pública Municipal. “Os encontros são mediados por escritores e agentes literários de Caraguatatuba, que apresentam de um jeito descontraído, conhecimentos literários importantes, dos quais estão acostumados a trabalhar no cotidiano. É um momento também de sair um pouco do mundo virtual e valorizar o livro impresso e a escrita criativa”, explica Dani Almeida, assessora técnica de literatura da Fundacc.
No último dia 7 de maio, o lançamento do projeto foi apresentado para os gestores das escolas municipais e estaduais do município, a fim de que os estudantes possam participar das atividades propostas no projeto. “Nos dias de hoje, os encontros estão cada vez mais raros em virtude das telas e da cultura do consumismo que, em muitos momentos, nos afasta de estar com o outro e também de ter contato com o livro. Queremos fortalecer novos hábitos, por isso, a cada terça temos um encontro generoso que valoriza a criação literária dos participantes”, pontua Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura.
Os encontros têm como foco, atingir jovens em idade escolar (Fundamental 1, 2 e Ensino Médio), e também adultos e idosos interessados. “Democratizar cada vez mais o acesso à cultura fomentando a construção de leitores críticos e reflexivos em Caraguatatuba é o que queremos e a Fundacc, junto com a Comissão Setorial se uniu em prol deste objetivo para levar à população ações eficientes e práticas voltadas à escrita e a leitura da cidade”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Desde o lançamento, foram realizados encontros sobre: Contos e Romances, com Letícia Barroso; Suspense e Terror, com JP Schimidt; Cordel para crianças, com Dani Almeida e Crônica, com a jornalista Mariana Bueno. Lembrando que em julho, o projeto entra em recesso e retoma com as atividades a partir do dia 6 de agosto.
Confira a programação de Junho
11/6 – Poesia com Miriam Bilhó, Rosana Bachiega e Rosana Marques Paulon, poetisas e integrantes da Comissão de Literatura.
18/6 – Oralitura com a convidada, Vanessa da Conceição, coordenadora do clube de leitura afroindígena Camugerê Literário. A Oralitura é um termo que resulta da combinação de “oralidade” e “literatura”, e diz respeito à tradição de narrativas transmitidas verbalmente ao longo do tempo para contar histórias, compartilhar conhecimento e expressar a cultura de uma maneira literária.
25/6 – Literatura de Cordel, com Rose Teles, integrante da Comissão de Literatura e do Coletivo Teodoras do Cordel – Núcleo Litoral.