Duas novas escolas municipais com obras avançadas devem abrir pelo menos 1.900 vagas para ensino fundamental e educação infantil no bairro Chácaras, o mais populoso e um dos maiores em extensão de Bertioga, no litoral de São Paulo. A localidade passa por amplo trabalho de urbanização com pavimentação e obras contra alagamento e nos últimos anos recebeu importantes equipamentos, que visam a descentralização na oferta de serviços públicos.
A maior das unidades, a Super Escola, trata-se da readequação do prédio de uma antiga loja de móveis, localizada às margens da rodovia Rio Santos – SP 55, a qual recebe os últimos ajustes para disponibilizar 16 salas de aula. A expectativa é que a Super Escola seja a primeira da cidade com ensino em período integral. A unidade também ampla área não construída, o que permite futuras expansões.
A outra escola, onde está sendo finalizada a fase de fundação, funcionará dentro da Vila do Bem do bairro e contará com 8 salas de aula aptas para um total estimado em mais de 600 alunos.
A previsão de entrega das duas escolas é para o segundo semestre deste ano, podendo receber alunos no ano letivo a seguir.
Inaugurada em 2017, a Vila do Bem Chácaras, foi a primeira das 5 Vilas do Bem construídas na cidade. Além da escola, o equipamento do bairro conta com a Unidade Básica de Saúde – UBS Mirosan, Centro de Referência de Assistência Social – Cras e área de lazer com pista de skate, campo de futebol e quadra de basquete.
Educação Indígena
Outra escola com obras adiantadas seguindo o mesmo padrão das duas acima citadas fica na Terra Indígena Ribeirão Silveira, na região norte do município. Com uma arquitetura diferenciada, que harmoniza com a tradição e cultura indígena, a escola contará com seis salas de aula, quadra poliesportiva, sala multimídia, mini arena de eventos e sala multiuso, garantindo diversidade de atividades realizadas. A unidade terá capacidade para receber 140 alunos.