O projeto “Arca do Saber” agora atende alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de Bertioga. Com a ampliação, estima-se que 29 turmas, cada uma com cerca de 35 alunos, participarão do projeto, totalizando mais de 1.000 novos alunos.
Segundo o prefeito Caio Matheus a ampliação do projeto para mais alunos representa um passo significativo para a educação ambiental em Bertioga.
O projeto está alinhado à “Década do Oceano” e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para os ODS 4, 13, 14, 15 e 17. A expansão, aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), oferece transporte escolar para levar os alunos ao Barco Escola.
Mylene Vaz Pinto Lyra, diretora de Educação Ambiental, destacou que o roteiro pedagógico visa conscientizar os alunos sobre a preservação dos manguezais. “Esse avanço é significativo na proteção dos manguezais, promovendo conhecimento e conscientização desde as salas de aula até o contato com a rica biodiversidade”, complementou a diretora.
Projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’
Iniciado em 2013, o projeto é uma iniciativa da prefeitura de Bertioga, executada pelo Centro de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Utilizando uma chalana para 37 pessoas, oferece atividades educacionais de segunda a sexta-feira, com duração de duas horas. O roteiro inclui visitas ao Forte São João e passeios pelo Canal de Bertioga e Rio Itapanhaú.
Além dos alunos dos 5º anos das escolas municipais e 7º anos das estaduais, o projeto também atende outras turmas de escolas públicas e privadas, além de entidades e universidades. Contato: barcoescolabertioga@gmail.com.