A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, quer ampliar a divulgação da modalidade de ensino EJA, Educação de Jovens e Adultos, com objetivo de estimular pessoas que não tiveram a chance de estudar em idade apropriada, que busquem concluir o ensino fundamental.
A EJA é a oportunidade para aqueles que querem se alfabetizar para conseguir reverter essa situação, terminando os estudos. Tanto a EJA quanto o Supletivo são a mesma coisa e servem como alternativa para quem deseja concluir os níveis de ensino frequentando o ambiente escolar.
No município, as escolas que oferecem aulas por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) são: a EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira (no bairro Travessão), que oferece aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (antiga 1ª a 4ª série) e a EMEF Prof. Antônio Freitas de Avelar (no bairro Estrela D’Alva), que oferece aulas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), e a E.E. Avelino Ferreira (no bairro Porto Novo) do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
As matrículas ficam abertas durante todo o ano. Para iniciação do Ensino Fundamental é exigida a idade mínima de 15 anos completos. As aulas são oferecidas exclusivamente pela modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, no horário noturno, das 19h às 22h20.
A aula presencial é semelhante à dinâmica do modelo tradicional das escolas, cuja exigência é que as pessoas frequentem as aulas todos os dias, durante quatro horas.
Para conclusão do curso, é preciso ser freqüente, e assim poder participar de concursos públicos com salários melhores, cursar uma faculdade, entre outras possibilidades.
Segundo dados do IBGE (de 2022), apenas 53,2% das pessoas com 25 anos ou mais de idade concluíram a educação básica obrigatória. Desse total, 29,9% concluíram o ensino médio completo ou equivalente; 4,1% tinham ensino superior incompleto ou equivalente e 19,2% tinham completado o ensino superior.