Caraguatatuba reforça importância da vacinação contra dengue em jovens de 10 a 14 anos. A vacina segue disponível na rede municipal de saúde e até o momento 12% do público alvo foi imunizado.
Para a Secretaria de Saúde, a procura ainda está baixa e reforça aos pais ou responsáveis que façam o agendamento no aplicativo 156 para garantir as doses dos jovens.
A solicitação deve ser feita na área ‘vacinação contra dengue’. O paciente será notificado da data de agendamento, por email e push no próprio aplicativo.
A vacina contra a dengue é aplicada em esquema de duas doses com um intervalo de três meses, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.
O secretário de saúde, Gustavo Boher, destaca que pela chegada do período de frio, a população deixa de se preocupar com a vacina. “É importante lembrar que a doença segue durante todo ano, portanto, a vacina é muito importante”, disse.
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
A vacinação é realizada em todas as unidades de saúde, exceto da Tabatinga, de acordo com o agendamento prévio pelo Canal 156. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.