O primeiro dia Mutirão da Saúde registrou 1.550 atendimentos na Praça da Cultura, no Centro, entre consultas com especialistas nas áreas de cardiologia, oftalmologia, ginecologia, gastroenterologia e nutricionismo e procedimentos. Cerca de 40 profissionais atuam no projeto.
O mutirão segue até quinta-feira (22), sempre das 13h às 21h. Os pacientes atendidos são agendados através das Unidades Básicas de Saúde, com exceção do atendimento com nutricionista, que a demanda é livre, não sendo necessário realizar agendamento.
No local, os pacientes também podem realizar exames de sangue; avaliação do índice de massa corporal (IMC); exames de avaliação ocular; eletrocardiograma; ultrassons de mama, de abdômen total, de rins e vias urinárias; além de avaliação do estado de saúde do paciente.
O espaço também conta com diversos estandes com orientações importantes de promoção à saúde, autocuidado e prevenção de doenças, com orientação da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Fazenda Esperança com assuntos voltados aos dependentes químicos, Concessionária Tamoios e Vigilância Ambiental.
A palestra de quinta-feira (22), às 15h, será com a nutricionista do Hospital Albert Einstein, Jessica Bezerra, que abordará sobre “Mitos e verdades sobre alimentação”; e às 17h, com a comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, Tenente Érica Ramalho sobre “Reanimação Cardiopulmonar”.
O Mutirão da Saúde é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, encaminhada pelo deputado Rui Alves.
O Mutirão da Saúde também conta com espaço kids (brinquedo, leitura e jogos educativos) e massagem.