Exposições coletivas, mostras, oficinas e saídas fotográficas serão realizadas gratuitamente durante o mês de agosto.
A realização é da coordenação de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc e dos setoriais dos Conselhos Deliberativo e Municipal de Política Cultural.
Exposições
Sororitas Fotografia e bordado – Jana Cunha e Júlia Momesso (MaBê Cultural)
Período: De 13 a 19 de agosto – Das 10h às 16h
Local: Teatro Mario Covas
O projeto originou-se do musical-manifesto criado pelas mulheres do grupo de dança e música Shaman Tribal da cidade de Piracicaba, onde as artistas, de maneira poética e subjetiva, estampam as mulheres de maneira empoderadas, reverenciando suas ancestralidades, suas histórias de luta para conquistar maiores espaços sob o cerceamento, violência e opressão do patriarcado, trazendo através desse trabalho inspiração para a exposição. O projeto foi realizado via ProAC editais.
Mulheres Trabalhadoras – Jade Diniz, Cecília Zanchi (Balsa Criativa)
Período: 13 a 31 de agosto
Local: Teatro Mario Covas – Das 10h às 16h
Tem por objetivo registrar o papel fundamental das mulheres que atuam em diferentes setores produtivos. “Trabalhadoras” é um projeto fotográfico e de pesquisa que propõe apreciar e retratar a essência e a diversidade que geram tanto riqueza quanto dinamismo para a cidade, os munícipes e também visitantes.
Por meio de uma composição visual dessas mulheres, com retratos individuais e coletivos, o projeto busca retratá-las como protagonistas incontestáveis de suas próprias narrativas e de suas trajetórias no mundo do trabalho. O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e está itinerando em Caraguatatuba .
“Caraguá em Foco – Lentes do Tempo” – Litiane Fernandez
12 a 31 de agosto – 10h às 17h
Saguão Secretaria de Educação
A exposição “Caraguá em Foco” é uma viagem no tempo e explora a história e a diversidade da cidade através das lentes da fotografia. Destaca a importância da sustentabilidade, enfatizando a necessidade de preservar a natureza e o meio ambiente para um futuro mais equilibrado.
A exposição foi inaugurada em abril de 2023 no Espaço Paulo Mott. Litiane Fernandez, fotógrafa e curadora da mostra, tem 16 anos de experiência em fotografia. Sua paixão por capturar momentos através da fotografia traz a história e a diversidade de Caraguá.
“Expoflash” – Exposição coletiva
20 a 31 de agosto – 10h às 20h
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Trabalho de talentosos fotógrafos, cada um com uma visão única e uma abordagem distinta ao tema livre proposto. A liberdade temática permitiu que cada artista explorasse sua criatividade sem amarras, resultando em uma coleção diversa e rica em significados.
(Anne Karine Feitosa Araujo, Júlio Ferreira Souto, Anna Paloma, José Carlos Curtis Fernandes, Gabriela François, Emilie Braga Favre, Bianca Canada da Silva)
Exposições Acervo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
São Paulo: Um Outro Ponto de Vista – 450 Anos SP (2004)
Período: 13 a 31 de agosto – Das 9h às 17h
Local: Biblioteca Afonso Schmidt
(Jules Verne, Thales Stadler, Gustavo Grunewald, Adriana Coutinho)
Fotógrafos de Caraguatatuba a convite da Pinacoteca do Estado, registraram a cidade de São Paulo na ocasião dos seus 450 anos.
Exposição 365 Dias de Teatro Mario Covas (2006)
17 a 31 de agosto – Das 10h às 16h
Local: Teatro Mario Covas
Fotógrafos apresentam imagens que não foram publicadas de espetáculos realizados no primeiro ano do Teatro Mario Covas.
(Gustavo Grunewald, Gianni D’Angelo, Adriana Coutinho)
O Homem e o Mar (2013)
12 a 31 de agosto – segunda a sexta – 9h às 17h/ sábado – 9h às 13h
Saguão Secretaria de Turismo
Imagens de pescadores e da cultura tradicional caiçara
(Zoran Djordjevic, Felipe Samurai, Edu Gois, Thales Stadler, JC Curtis, Gustavo Grunewald, Gianni D’Angelo, Jules Verne, Adriana Coutinho)
Saídas fotográficas com o fotógrafo Gustavo Grunewald
10/8 – 15h às 19h – Expedição Camaroeiro
20 vagas
Ponto de encontro: Mirante da freira
Não é sobre paisagens, mas sobre a prática da fotografia num dos melhores lugares para fotografar no litoral norte de São Paulo. Para fotógrafos que querem contar histórias, trabalhar em projetos de fotografia ou mesmo investir em séries fotográficas. As saídas são uma oportunidade do aprendizado prático da fotografia, que funciona tanto para iniciante quanto para avançado, com máquina fotográfica ou mobile.
Inscrição: https://forms.gle/wx72vgoVEguANF186
17/8 – 15h às 19h – Expedição Juqueriquerê
20 vagas – Inscrição: https://forms.gle/BA6WoZaPRbLb6eKE7
Ponto de encontro: Entreposto do Porto Novo
O rio mais importante do litoral norte de São Paulo, mais ainda para Caraguatatuba. Uma saída fotográfica rumo à história, uma aula prática de fotografia documental. Para fotógrafos que querem trabalhar em projetos de fotografia ou mesmo investir em séries fotográficas. As saídas são uma oportunidade do aprendizado prático da fotografia, que funciona tanto para iniciante quanto para avançado, com máquina fotográfica ou mobile.
Oficinas e palestras – Fotógrafo Gustavo Grunewald
Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
14/8 – 18h às 20h – Iluminação de retratos
20 vagas https://forms.gle/oSrbkfAEE75txtfb6
Aplicada nas aulas de fotografia da Fundacc e nas contrapartidas do projeto PratikaLabs, agora a aula de iluminação será aberta ao público, independente se usa o celular ou máquina fotográfica, a iluminação faz toda a diferença no resultado final da fotografia, é a matéria prima do fotógrafo e para tirar boas fotos é preciso dominá-la.
21/08 – 18h às 20h – Estratégias de marketing e venda para fotógrafos
20 vagas https://forms.gle/8yTNtBRZxJtCPKwW8
Uma grande roda de conversa, uma aula para quem busca ter a fotografia como fonte de renda. Aula extra aplicada nas oficinas da Fundacc. Prospecção de clientes, pesquisa, funis de venda, posicionamento, marketing de conteúdo e estratégias para captar clientes.
28/08 – 18h às 20h – Oficina de linguagem fotográfica e trabalho autoral
20 vagas https://forms.gle/VsGg9CvL6eHYX62Z9
Qual o caminho para desenvolver a sua linguagem? Através de projetos fotográficos, uma aula provocativa aos fotógrafos que querem ir além do mediano, incitar a busca pela sua própria identidade fotográfica.