A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira (11), capacitação para 100 profissionais de saúde sobre a realização do teste rápido para diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis.
O treinamento será realizado nos dias 11, 13, 25 e 27 de setembro, no auditório da Fundacc, com objetivo de capacitar os profissionais da rede municipal de saúde quanto às técnicas de realização do exame e promover a boa qualidade do serviço prestado.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve presente na abertura do evento e destacou que Caraguatatuba é exemplo no trabalho de prevenção às doenças infectocontagiosas e que nos últimos anos recebeu diversos prêmios, certificações e selos de eliminação da transmissão vertical de HIV e da Sífilis. “São conquistas de todo time da saúde de Caraguatatuba que trabalha arduamente para manter esses dados e cada vez mais buscarmos índices importantes melhorando a qualidade de vida do nosso munícipe”, disse.
O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, relatou a importância de ter pessoas capacitadas para o serviço e ressaltou que desde 2021 diversos treinamentos já foram realizados, com mais de 350 profissionais capacitados. “O teste rápido oferece diagnóstico precoce dessas doenças e quanto mais cedo o profissional da saúde conseguir dar o diagnóstico, mais fácil e eficiente será o tratamento para o paciente”, concluiu.
Durante o treinamento, os profissionais aprenderam sobre as diretrizes do Teste Rápido e a importância de fazê-los nos pacientes, principalmente da Atenção Básica, juntamente com os exames de rotina.
Dados de atendimento da UAMI mostram que Caraguatatuba possui 986 pessoas em acompanhamento com HIV positivo; 141 em tratamento das hepatites B e C e apenas neste ano, 76 pessoas foram diagnosticadas com alguma infecção sexualmente transmissível, por meio do teste rápido. Também foram registrados dois óbitos em decorrência do HIV e a unidade acompanha duas gestantes diagnosticadas com HIV.
O teste rápido é gratuito para toda população acima de 12 anos de idade e é realizado porta aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h dentro da UAMI. Caso o resultado seja positivo para alguma infecção, o tratamento é iniciado imediatamente.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, telefone: 3883-1373.