A cidade de Caraguatatuba é a melhor do Litoral Norte no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), ferramenta criada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral.
O índice permite consultar as prefeituras do Brasil que entregam serviços básicos à população, usando menor volume de recursos financeiros. São avaliadas as áreas de Educação, Saúde e Saneamento.
A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1 em que o pior município atinge 0,220 ou melhor 0,769, ou seja, mais perto deste número, mais eficiente é a cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.
O ranking apontou Caraguatatuba com a melhor média regional de eficiência (0,626), seguida por Ubatuba (0,603), Ilhabela (0,411) e São Sebastião (0,539). Além do índice geral de eficiência, Caraguatatuba é destaque na região em Educação (0,834) e Saneamento (0,927).
O levantamento cobre 5.276 municípios, ou 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes e comparativos com datas equivalentes para uma base de informação dessa dimensão.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, os dados mostram a eficiência dos recursos aplicados, mesmo com a queda de repasses dos últimos anos. “Registramos queda na arrecadação do Imposto Sobre Circulação das Mercadorias e Serviços (ICMS), nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além do repasse de royalties e a dívida ativa de munícipes e empresas, incluindo uma estatal. Mesmo com tudo isso, conseguimos equacionar os investimentos garantindo os serviços de qualidade da população”, comenta o prefeito.