Fotos – JC Curtis/Fundacc
Estão abertas até o dia 25 de outubro as inscrições para seleção de curtas-metragens para o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens. O evento promove a exibição pública dos filmes e foca na formação de público no município. A inscrição é gratuita e a premiação acontece dia 8 de novembro de 2024, no Teatro Mario Covas.
Nesta edição, além das produções dos alunos das escolas estaduais do Litoral Norte, haverá premiação para filmes produzidos pelos alunos de escolas municipais de Caraguatatuba e também de cineastas do Litoral Norte, com filmes produzidos nos últimos cinco anos. O edital completo pode ser acessado aqui: https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/27/09/2024/edital-no-57-curta-caragua
“É uma grande honra poder contribuir com a realização desta 8ª edição do festival. A cada ano o festival cresce e com ele os desafios também aumentam. Finalmente as escolas municipais estão participando e temos um prêmio especial voltado aos cineastas do litoral norte de SP. Desejo boa sorte a todos os novos cineastas e que o trabalho realizado pela Fundacc sirva de referência para outros municípios apoiarem o desenvolvimento do audiovisual em suas cidades”, enfatiza Eliotty Caetano, assessor técnico de audiovisual, fotografia e novas mídias.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio destes links: para escolas – https://forms.gle/124LoPh7oDg28Nir5 e para cineastas – https://forms.gle/EKWyELgMcv1if4HU6 .
Cada escola poderá inscrever até três filmes com duração máxima de cinco minutos, incluindo os créditos. Já os cineastas poderão inscrever um filme com duração máxima de até 120 minutos, que tenha sido produzido nos últimos cinco anos.
Terá premiação para as categorias de melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de documentário, melhor curta-metragem de live-action, melhor videoclipe, melhor curta-metragem júri popular e melhor filme do litoral norte de São Paulo.
Os estudantes recebem troféus, medalhas, certificados e equipamento para produção audiovisual nas escolas. O melhor filme de cineastas do Litoral Norte recebe prêmio no valor de R$ 1.500,00. Na categoria melhor curta-metragem júri popular, a escola receberá também uma visita monitorada ao MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo.