Toda terça-feira, às 19h tem filme em cartaz na Videoteca Lúcio Braun, localizada na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba. Com o objetivo de fortalecer a cultura audiovisual do município, a Fundacc em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, realiza toda semana sessões de cinema gratuitas com direito a pipoca oferecida com muito entusiasmo pelo já conhecido personagem da cidade Leco Borba, que antes do filme, costuma dar uma prévia do que será exibido.
O projeto Cineclube Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo, onde as cidades parceiras recebem programação de sessões de cinema além de oficinas e palestras visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
Neste mês de outubro, abrindo a programação, no dia 1 será exibido o filme nacional “Nada Será Como Antes”, com direção de Ana Rieper e classificação indicativa de 10 anos. Dia 8, é a vez da produção europeia “Os Olhos de Cabul”, com direção de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec e classificação indicativa de 14 anos. Dia 15, o projeto apresenta o filme brasileiro “O Pergaminho Vermelho”, de Nelson Botter Junior, com classificação etária de 10 anos. Já no dia 22, o espaço conta com a exibição do documentário romeno e russo, “Siberia Din Oase”, do diretor Leontina Vatamanu. A faixa indicativa é a partir dos 10 anos. Fechando a programação do mês, no dia 29 tem o drama espanhol “A Cidade das Feras”, dirigido por Henry Rincón, com classificação de 14 anos.
Serviço
Cineclube Ponto MIS na Videoteca Lúcio Braun
Quando? Toda terça-feira, às 19h
Local: Praça do Caiçara, Centro
Quanto? Gratuito com pipoca
Confira as Sinopses dos filmes de Outubro do Cineclube Ponto MIS em Caraguatatuba:
1/10
Filme: Nada Será Como Antes
O Álbum Clube da Esquina, considerado por muitos críticos musicais como um dos melhores de todos os tempos. Milton Nascimento, Lô Borges – então com 16 anos – e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Wagner Tiso, criaram uma sonoridade única, que ajudou a revolucionar a música brasileira e mundial. “Nada Será Como Antes” mergulha na musicalidade deste time de músicos excepcionais para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram. No filme, as imagens, impregnadas pelas canções, são traduções visuais deste clássico da música mundial.
8/10
Filme: Os Olhos de Cabul
Sinopse: Em 1998, Cabul, uma cidade do Afeganistão, está sob o domínio talibã. Zunaira e Mohsen são jovens e apaixonados, e apesar da violência e miséria diárias, esperam um futuro melhor. Mas, de um dia para o outro, um gesto simples faz com que suas vidas mudem de maneira irreversível.
15/10
Filme: O Pergaminho Vermelho
Sinopse: Tudo muda quando a adolescente Nina é transportada a um mundo misterioso, cercada por criaturas mágicas. Com a ajuda de seus novos amigos, ela enfrenta muitos desafios para tentar voltar para casa.
22/10
Filme: Siberia Din Oase
Sinopse: O filme é baseado nas confissões de quatro protagonistas que foram recolhidos à força e enviados para a Sibéria na segunda onda de deportações na noite de 6 para 7 de julho de 1949.
Cada segmento tem uma história separada e, como um todo, apontam para os horrores e os dramas pelos quais dezenas de milhares de bessarabianos passaram durante o período stalinista.
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
29/10
A Cidade das Feras
Sinopse: Tato é um órfão sem rumo, um jovem amante do rap. Na companhia dos amigos Pitu e La Crespa, procuram resistir e encontrar uma alternativa diferente à morte e ao crime através da arte do hip hop e das batalhas de rua improvisadas. Tato deve fugir de seu bairro. Sua única opção é sair da cidade e morar com Otávio, seu avô, floricultor, que não conhece e que deseja herdar sua tradição camponesa. Duas gerações, dois modos de vida e um sentimento contínuo de perda, morte e solidão marcam a vida de Tato na sua luta para sobreviver e encontrar a sua própria identidade.