Foto: Amélia Polisel
Sob o tema “Museus, acessibilidade e inclusão” serão oferecidas atividades entre os dias 25 e 28 de setembro
Neste ano, a Primavera dos Museus 2024 realiza exposições, palestras e visitas em 948 instituições culturais sob o tema norteador “Museus, acessibilidade e inclusão” e acontece em instituições culturais de todo o Brasil. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade ligado ao Ministério da Cultura (Minc) e envolve mais de 2300 atividades. Com exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas, a programação terá como norte discussões sobre a democratização dos museus.
Como tornar os espaços mais acessíveis para diferentes públicos? O que pode ser feito de diferente para que os museus sejam mais inclusivos e anticapacitistas? A proposta é jogar luz sobre o papel de instituições e centros culturais na promoção da acessibilidade a todos os públicos.
Em Caraguá, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) integra a proposta pelo Ibram e contará com três atividades dentro da temática acessibilidade e inclusão.
Confira a programação:
Dia 25 às 18h30, acontece a palestra “Acessibilidade para projetos culturais” com a produtora cultural Claudia Lopes e participação especial da produtora cultural acessível Maria Elvira, na Sala Pedagógica.
Já no dia 27 de setembro tem Roda de Conversa com Maurício Kaschel às 18h na Sala Caraguatatuba. O encontro tem início com uma visita à exposição Atípico, do próprio artista, seguida de roda de conversa sobre arte, neurodiversidade e audiodescrição por meio da dança e LIBRAS.
O curta-metragem Sinais da Foz, de Amélia Poliseu e Nicolas Antonio, será exibido no dia 28 às 15h na Videoteca Lúcio Braun. O filme traz quatro performances distintas onde o foco são expressões por meio da dança e LIBRAS.
Os eventos são gratuitos e há entrada acessível pela Praça do Caiçara. O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro de Caraguatatuba.