A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado: Ciências Ambientais e Engenharia Mecânica. Os programas de pós-graduação estão alinhados aos objetivos da Agenda 2030 da ONU e são uma oportunidade para os profissionais das diferentes áreas, do setor público ou privado, aprofundarem conhecimentos e criarem soluções inovadoras e sustentáveis para o enfrentamento dos novos desafios impostos à sociedade.
Com quase 30 anos de história, o mestrado profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU tem contribuído de forma relevante para a capacitação de profissionais que atuam na área das engenharias em empresas da região, além da administração pública. As pesquisas desenvolvidas no programa, aplicadas às demandas do mercado, envolvem “Automação e Dinâmica dos Sistemas”, “Gestão da Produção” e “Energia e Materiais”.
“As atividades acadêmicas são realizadas aos sábados. Isso possibilita uma maior qualificação de profissionais não só de Taubaté, mas de outras cidades da região e do Estado de São Paulo. Essa formação avançada em mestrado gera um impacto positivo nas empresas públicas ou privadas da região, que podem absorver profissionais mais qualificados. Esses, por sua vez, podem conquistar melhores oportunidades de trabalho e melhores salários”, afirma o Prof. Dr. Evandro Luís Nohara, coordenador do mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU.
Desde 1997, o curso de pós-graduação tem contribuído para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, propondo soluções relacionadas à Energia limpa e acessível (ODS 7); ao Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); à Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); e ao Consumo e produção sustentáveis (ODS 12).
Mestrado em Ciências Ambientais recebe profissionais de diversas áreas
Já no mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté, as linhas de pesquisa são voltadas às bacias hidrográficas. O coordenador do programa, Prof. Dr. Marcelo Targa, explica que elas possibilitam estudos relacionados a diferentes segmentos, como áreas rurais, cidades e indústrias.
“O mestrado proporciona discussões sobre temas gerais voltados ao meio ambiente, como o aquecimento global, a falta e o uso de água, o uso e a ocupação do solo, além de questões relacionadas ao desenvolvimento urbano”, destaca Targa.
O coordenador do mestrado explica que o curso é multidisciplinar e está aberto a todos os profissionais que tenham ensino superior e interesse em trabalhar com a temática do meio ambiente, desde médicos, advogados, engenheiros civis entre outros, além de biólogos e agrônomos.
Ao ingressar no mestrado, o profissional e o orientador escolhido decidem, juntos, o tema da pesquisa que será desenvolvido. A proposta deve abordar problemas contemporâneos e envolver os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visando a Agenda 2030.
Mais informações podem ser encontradas nos sites dos programas em unitau.br/pos-graduacao.