A Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Instituto Gremar, resgatou 93 animais no último ano através do Departamento de Operações Ambientais (DOA). Entre os resgatados estão 62 aves, 29 mamíferos e dois répteis, de 51 espécies diferentes. As ações visam atender animais silvestres feridos ou debilitados encontrados na região.
Após o resgate pelos agentes do DOA, os animais aptos para o retorno imediato à natureza são soltos, enquanto os debilitados são enviados para instituições especializadas. Dos animais acolhidos no último ano, 40 já foram encaminhados para soltura, sendo 24 aves e 16 mamíferos.
Entre os animais atendidos, quatro espécies estão em risco de extinção: a cagarra-de-cabo-verde (Calonectris edwardsii), quase ameaçada; o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) e o gavião-pombo-pequeno (Buteogallus lacernulatus), ambos vulneráveis; e a jacutinga (Aburria jacutinga), em perigo de extinção.
Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, afirma: “a dedicação do município em garantir um local seguro para a reabilitação dos animais silvestres reflete nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas. É satisfatório ver o retorno das ações, e estamos felizes em renovar a parceria com o Instituto Gremar por mais um ano”, finaliza.
Serviço
O resgate de animais pode ser solicitado a qualquer hora pelo número 153 da Cecom ou pelo 199 da Polícia Militar.
Atenciosamente,