A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma grande ação de limpeza nas praias do Indaiá, do Centro e no Mangue do Camaroeiro na última sexta-feira (20) e sábado (21). A iniciativa resultou na coleta de aproximadamente 160 kg de lixo.
A ação foi realizada pelos alunos e professores da ETEC, do Rotary Club de Caraguatatuba – Poiares, de alunos do colégio Objetivo, além de voluntários.
Durante a limpeza, foram recolhidas garrafas PET, copos, sacolas plásticas, embalagens, tampinhas, bitucas de cigarro e muitos vidros quebrados, que representam risco ao meio ambiente e à população. Vale destacar que resíduos plásticos podem levar de décadas a centenas de anos para se decompor na natureza, causando sérios impactos à vida marinha. Muitos desses detritos acabam no mar e são levados pela maré, o que pode resultar em peixes e tartarugas confundindo-os com alimento ou até mesmo ficando presos neles.
A Prefeitura de Caraguatatuba tem implementado diversas ações para incentivar o descarte correto de resíduos, além das lixeiras nas orlas das praias, as pessoas são orientadas a recolherem os próprios lixos e descartarem nos locais adequados posteriormente.
Outra iniciativa é o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, que disponibiliza cinzeiros de praia, bituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). As praias da Martim de Sá, Prainha e Cocanha já possuem os totens com cinzeiros de praia de bambu. A cidade também conta com pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e coletores (bituqueiras) localizados no Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Feira do Artesão e Calçadão.
Além dos outros dispositivos que estão disponível na zona central como no Paço Municipal, Praça Cândido Mota, Unidade de Ponto Atendimento (UPA) e na Delegacia de Polícia; No Massaguaçu possuí no Ponto de Atendimento Massaguaçu; No Perequê-Mirim pode ser encontrado no UPA Sul; Indaiá há dispositivos no Cemitério Recanto das Flores, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Etec de Caraguatatuba e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
A ação de limpeza de praia foi realizada em referência ao World Clean Up Day, que ocorre desde 2018 no Brasil e mobiliza diversas cidades do país para incentivar a mudança de comportamento em relação aos resíduos mal administrados.