A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal, das ações realizadas durante o 2º quadrimestre deste ano.
O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses maio, junho, julho e agosto. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br.
A prestação de contas foi coordenada pelo secretário de saúde, Gustavo Boher; pela secretária adjunta, Derci Andolfo; e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Cilmara Santos, além da equipe técnica de diversos departamentos da secretaria. O diretor de planejamento da Secretaria de Saúde, Adriano Gazalli expôs os relatórios realizados durante a audiência, em cerca de duas horas.
Também contou com a participação dos vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) e Aguinaldo Pereira da Silva (Aguinaldo Butiá) e de servidores municipais, conselheiros municipais de saúde e da população.
Números
No período, a Secretaria de Saúde agendou 6.113 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e do Porto Novo. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram 5.428; na Casa de Saúde Stella Maris foram 8.555 e no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) foram 957. Além disso, 423 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.
A rede municipal agendou 6.357 exames de mamografia, raio-x, densitometria óssea, eletrocardiograma, ultrassonografia, entre outros. Já no AME foram agendados 4.221 exames de tomografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma ultrassonografia, mamografia, estudo urodinâmico e nasofribroscopia, entre outros. Além disso, 3.444 exames foram agendados na Casa de Saúde Stella Maris, 2.472 no Hospital Regional do Litoral Norte e 240 em outros municípios.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) registraram no período, 92.630 consultas médicas de adultos e 27.919 na pediatria; 133.068 de enfermagem, 2.857 odontológicas, 1.658 atendimentos de urgência com observação até 24h, em atenção especializada – (Adulto) e 241 Atendimentos de urgência com observação até 24h, em atenção especializada – (Crianças).
A Casa de Saúde Stella Maris realizou 16.352 consultas médicas e 2.500 internações, sendo 774 cirúrgicas, 727 médicas, 43 psiquiátricas, 615 obstétricas e 341 pediátricas.
Na Atenção Básica foram 62.563 consultas médicas, 26.139 de enfermagem e 167.052 procedimentos realizados, como coleta de exames, testes rápidos, administração de medicamentos, aferição de pressão, curativos, entre outros.
A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.