A Campanha Setembro Amarelo reforça a prevenção ao suicídio, com o tema “Se precisar, peça ajuda!” e Caraguatatuba possui diversos equipamentos de saúde para atender e evitar estes casos.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Em Caraguatatuba existe uma estrutura ampla de atendimento, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
No bairro Perequê-Mirim, existe o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e uso abusivo de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Centro, o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, que é mais um passo neste importante trabalho. Além do setor de reabilitação neuro infantil que fica no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
E desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris, para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também disponíveis para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Equipamentos municipais:
* Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
* Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
* Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.