Bertioga vem se consolidando como um celeiro do basquete. Prova disso é que o time de basquete Bertioga/Associação Realizar, na categoria sub-13, está em mais uma final da Liga de Basketball da Baixada Santista. A equipe venceu o Inter/Febre B por 38×19, em partida realizada no Ginásio Alberto Alves, na última terça-feira (29).
A grande final está marcada para o dia 7 de novembro contra o Inter/Febre, na quadra do adversário, em Santos. A equipe vem embalada por quatro vitórias consecutivas, incluindo confrontos com o Inter/Febre e Mongaguá.
“O sentimento é de muita alegria e gratidão. Ver que todo o esforço valeu a pena é recompensador; nosso projeto tem apenas dois anos e já está colhendo bons frutos, agora chegando à nossa segunda final”, destaca a treinadora do time, Jessica Pacheco.
O grupo faz parte de um projeto realizado em parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer de Bertioga e a Associação Realizar. A iniciativa atende cerca de 100 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, oferecendo treinamentos gratuitos de segunda a sexta-feira no Ginásio Municipal Alberto Alves. O projeto promove não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também a inclusão social e o crescimento pessoal dos participantes.
Histórico
Em 2023, em sua estreia na competição, o time de basquete conquistou o vice-campeonato nas categorias sub-12 e sub-14 da Liga de Basketball da Baixada Santista.
Sobre a Liga
Fundada em 2009, em Praia Grande, a Liga de Basketball da Baixada Santista desempenha um papel fundamental na região, sendo responsável pela maioria das arbitragens e organizando campeonatos para categorias de base e adultos. A Liga também é a sede da Federação Paulista de Basquete na Baixada Santista.