Os interessados em cinema, profissionais ou amadores, já podem se inscrever na Oficina de Direção Cinematográfica Artística com Luan Cardoso, que será ministrada nesta quinta-feira, 17, às 9h no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundacc.
Esta é mais uma ação resultante da parceria entre a Fundação e o programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som.
São 35 vagas, a participação é gratuita e a atividade é voltada para pessoas com idade a partir dos 15 anos. A oficina vai se estender até as 13 horas e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário deste formulário https://forms.gle/dJ1RUosUvoURAkcT6 .
A proposta da oficina é trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interprete as inúmeras camadas que constituem um filme. A aula guiará o participante por todas as etapas da produção cinematográfica, passando da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme.
O objetivo é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema a partir da apropriação da linguagem. Diferentemente de uma aula distanciada do “aluno”, esta se baseia em experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos.
No encontro, os participantes receberão toda a noção de comunicação que o cinema estabelece, passando a compreender como funcionam elementos tão vitais, como a utilização de lentes.
O oficineiro Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema Quixó Produções, fundado em 2010. Desde então, já realizou mais de 20 trabalhos como diretor de fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, oito clipes musicais e um documentário sobre o saudoso Cinema Belas Artes – “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” – que foi selecionado para o festival de Cuba. Também realizou a produção e direção geral do média-metragem colaborativo “Críticos Momentos”.