A Fundacc, em parceria com a Comissão de Literatura de Caraguatatuba, marcou presença na A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que este ano homenageou o jornalista e escritor João do Rio. Segundo a organização, entre 27 e 30 mil pessoas estiveram na cidade durante o evento.
Destaque para a artista visual de Caraguatatuba, Manuela Navas, ilustradora do livro Chupim, que marca a estreia de Itamar Vieira Junior na literatura para as infâncias. Na oportunidade ela participou de duas mesas literárias: “Quando a leitura é sopro”, realizada na Flipinha e “Negras Memórias de Afeto e Resiliência”, realizada na Casa Poéticas Negras. Durante sua participação, Manuela falou para o público presente sobre o processo de criação do livro e sua interação com o autor. “O Itamar me enviou o texto e me deu bastante liberdade para criar as pinturas. Escolhi o óleo para retratar o trabalho no campo desse nosso Brasil profundo tentando sempre apresentar o que pinto pela perspectiva das crianças”, explicou Manuela.
Durante a Flip, a Comissão de Literatura da Fundacc promoveu diversas ações, tais como a entrega da edição especial do Jornal “Caraguá Literário” com poesias escritas pelos autores e autoras da cidade, e ainda, a distribuição gratuita do quadrinho “Canoa do Tempo”, produzida pela Fundacc, de autoria do jornalista Régis Thiago e também a realização de um Sarau que reuniu diversos autores e autoras no Café Jardim Secreto, na rua do fogo. As escritoras Letícia Barroso, Rose Teles, Mariana Bueno, Mônica Sato, Rosana Marques Paulom, Dani Almeida e o escritor Leonardo Augusto também realizaram lançamentos de seus livros, sessões de autógrafos e participações em mesas literárias durante toda a FLIP, com uma programação rica em literatura, arte e cultura. “Ficamos muito felizes com a atuação da nossa comissão Literária nesta festa reconhecida internacionalmente. Caraguá é um celeiro de grandes escritores, escritoras, profissionais da ilustração e agentes literários. Difundir seus fazeres nesta festa é muito importante para a nossa cidade. Parabéns a todos que estiveram presentes enaltecendo o nome do nosso município na Flip”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Caraguá Literário na Flip
Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas ao livro, a leitura e a literatura em Caraguatatuba, a comissão literária da Fundacc por meio do projeto “Caraguá Literário” aproveitou a oportunidade para ampliar o networking principalmente com as editoras e Casas Parceiras da Flip.
A cronista e jornalista Mariana Bueno, esteve presente com sua obra “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa”, na Casa Escreva Garota, espaço voltado a celebração da potência da escrita e publicação de mulheres; Já na casa Gueto, que reúne diversas editoras independentes, o poeta e escritor Leonardo Augusto marcou presença com seus livros: “Autanamnese” e “Perversidades do Pirulito Pelado” nos espaços da Editora Taup e Editora Comala.
A literatura infantil de Caraguá se fez presente no espaço da editora Autografia, com a escritora Mônica Sato e o livro “A Cobra Naiá e a princesa Ana”; E a Casa do Cordel do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi aporte de vários cordelistas do Brasil, dentre eles as escritoras de Caraguatatuba Rose Teles e seu cordel “Priscila Siqueira – a força do feminino”; e Dani Almeida, também assessora técnica de literatura da Fundacc, autora das obras “Maternagem em Sete Versos”, “Branquinha, a Cabrita Encantada”, dentre outros cordéis. As duas artistas também integram o coletivo Estadual Feminino Teodoras do Cordel e se apresentaram junto ao grupo na programação oficial da Flip no auditório do Areal e no coreto do cordel.
Outros encontros potentes da Comissão com nomes importantes da literatura aconteceram em Paraty durante a Flip, tais como o escritor, professor e pesquisador Jeferson Tenório; a ouvidora do STF Flávia Martins de Carvalho, autora de “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” (livro censurado em SJC); o psicanalista e escritor Christian Dunker; Denise Col, coordenadora pedagógica do Educativo da Flip, que recebeu da Comissão uma proposta da participação do grupo nas próximas edições do evento; e ainda, o secretário de formação cultural do livro e da leitura Fabiano Piúba e Renata Costa, ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que na oportunidade propôs a realização de um encontro online com a população do município a fim de apresentar o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo (PELLLB_SP). “Nossa comissão está voltada para pensar políticas públicas no âmbito da leitura e escrita, afinal, elas são direitos de todo cidadão e não privilégios. Queremos construir coletivamente o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação por meio de projetos literários que realmente façam a diferença na vida da população”, finaliza Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura.