O Ministério da Saúde anunciou que irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a VIP. A mudança se dará até o dia 4 de novembro.
O Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde 2016. E a vacinação contra a poliomielite no país é uma das causas do resultado positivo.
Caraguatatuba já atingiu neste ano, 84,27% de cobertura da VIP, em crianças menores de um ano e 88,34% da VOP, em crianças de um a menor de cinco anos.
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
A partir do dia 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
• 2 meses – 1ª dose
• 4 meses – 2ª dose
• 6 meses – 3ª dose
• 15 meses – dose de reforço
A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977.