O projeto Recicla Bertioga foi oficialmente lançado nesta terça-feira, 29, com o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade dos materiais recicláveis destinados à cooperativa local, além de envolver a comunidade na luta contra as mudanças climáticas.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades do executivo, representantes da sociedade civil, empresas patrocinadoras e secretários de meio ambiente de Praia Grande, Guarujá e Salesópolis.
O prefeito Caio Matheus destacou que “Bertioga tem no seu DNA a preservação ambiental. Essa é mais uma importante parceria para incentivar a reciclagem e contribuir com o desenvolvimento sustentável em nossa cidade.”
O evento de abertura teve apresentações de parceiros do projeto, como a Rede pela Circularidade do Plástico e o Movimento Plástico Transforma, que destacaram a importância das parcerias para fortalecer a economia circular e reduzir os impactos das mudanças climáticas. A iniciativa é uma parceria estratégica entre a Associação Espaço Urbano e a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
Roseli Barbosa, diretora de projetos da Associação Espaço Urbano, apresentou o escopo do projeto Recicla Cidade, detalhando as ações e ferramentas inovadoras que serão implementadas em Bertioga. Entre as iniciativas está a “Moeda Humanitária”, uma tecnologia social que incentiva a entrega de materiais plásticos nos Espaços Eco Troca para serem encaminhados à cooperativa local. Esta ferramenta de gamificação será implantada futuramente para ampliar o impacto do projeto.
Programa Nacional Recicla Cidade
O Recicla Bertioga faz parte do Programa Nacional Recicla Cidade, que já recuperou mais de 23.800 toneladas de materiais recicláveis em várias cidades brasileiras entre 2019 e 2022. Reconhecido por seu impacto positivo na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o programa agora chega a Bertioga para fortalecer o compromisso local com a economia circular e a adaptação às mudanças climáticas.