A coleta seletiva em Bertioga agora conta com operações noturnas nos bairros Centro e Indaiá. Implementada como projeto-piloto, a iniciativa realiza o serviço de coleta porta a porta a partir das 17h30, todas as quintas-feiras.
A operação, conduzida pela Cooperativa de Trabalho, Produção e Triagem de Resíduos Sólidos Recicláveis Transfor-Mar, envolve a participação de 29 cooperados e visa promover a reciclagem e reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários.
De acordo com Valdcelia, diretora-tesoureira da cooperativa, os ajustes no horário têm mostrado resultados positivos: “Observamos um grande volume de materiais sendo descartados após as 17h. Agora, com a coleta ocorrendo até as 21h, conseguimos recolher, em média, cerca de uma tonelada de resíduos por noite”.
A coleta seletiva é realizada tanto porta a porta, nas principais vias e áreas de grande fluxo, quanto por meio dos Locais de Entrega Voluntária (LEVs), instalados em bairros e unidades escolares, garantindo mais comodidade para a população. Ecopontos estrategicamente posicionados, como os do Vista Linda e Boraceia, complementam a estrutura, incentivando o descarte responsável de resíduos.
Ampliação dos Locais de Entrega Voluntária (LEVs)
O descarte correto de resíduos sólidos ficou ainda mais fácil em Bertioga com a ampliação dos pontos de coleta seletiva. A cidade agora conta com 82 LEVs distribuídos estrategicamente em diversas regiões, facilitando o descarte adequado e promovendo a sustentabilidade.