Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram nos dias 26 e 27/11 do treinamento São Paulo Sempre Alerta 2024/2025, oferecido pela Escola de Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

#PraTodosVerem: O secretário Marcel Giorgeti ao lado de participantes do evento (Foto: Divulgação)
O treinamento, realizado na Associação Comercial do município de Ubatuba (ACIU), reuniu cerca de 200 integrantes da Defesa Civil dos municípios que integram a região de São José dos Campos (REPDEC/I-3). Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti.
O curso teve como objetivo especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso. Durante o treinamento, foram abordados temas como: Previsão meteorológica para o período; criação de Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC); elaboração do mapa comunitário de risco; atendimento pré-hospitalar em meio ao desastre; estrutura de exercício simulado; análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil, entre outros assuntos.
PPDC
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo) e segue até o dia 31 de março de 2025, com o Decreto Municipal nº 2.059, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição_1452 do Diário Oficial do Município
Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo de proteger a população, com a remoção preventiva e temporária de pessoas que ocupam as áreas de risco, antes que escorregamentos atinjam suas moradias.
O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Com a publicação do decreto, as secretarias afins já estão de prontidão em caso de necessidade.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.