O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do músico instrumentista como aquisição de partituras e manutenção do instrumento. Haverá vagas para músicos instrumentistas voluntários.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba é vinculada a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e tem como finalidade conceber, ensaiar e realizar apresentações musicais coletivas ou em grupos específicos (duos, trios, quartetos e outros) no município e demais regiões do Brasil e no exterior, difundindo a música brasileira e estrangeira; atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais e outras iniciativas afins; estabelecer parcerias com outras entidades e instituições culturais para o cumprimento de suas finalidades; e participar ativamente do cumprimento dos objetivos da Fundacc.
Em sua estrutura organizacional a OSIJOCA será composta por um Setor Artístico e um Setor Administrativo.
O Setor Artístico terá seções de cordas, metais, madeiras e percussão, com o conjunto de músicos distribuídos nas seguintes funções: um regente titular, 40 músicos instrumentistas bolsistas e 20 músicos instrumentistas voluntários.
O Setor Administrativo da OSIJOCA contará com um regente assistente; alunos arquivistas (responsáveis por organizar, catalogar, conservar, revisar, corrigir e complementar os materiais, além de executar as tarefas de manutenção das partes e partitura), copistas (responsável pela digitalização das partituras) e montadores.
A divisão das vagas dos músicos instrumentistas bolsistas está agrupada em: naipes – com seis primeiros violinos, seis segundos violinos, quatro violas, quatro violoncelos e três contrabaixos acústicos; madeiras – com uma primeira flauta, uma segunda flauta, um primeiro clarinete, um segundo clarinete, um primeiro oboé, um segundo oboé, um primeiro fagote e um segundo fagote; metais – com um primeiro trompete, um segundo trompete, um primeiro trompa, um segundo trompa, um primeiro trombone, um segundo trombone; e percussão – com três percussionistas.
O Programa Bolsa-Orquestra oferecerá bolsas de estudos no valor de R$ 1.100,00 para cobrir todas as despesas do músico instrumentista, como aquisição de partituras e manutenção do instrumento. A bolsa será concedida por 24 meses, mas poderá ser prorrogada quantas vezes forem necessárias, conforme avaliação do regente titular.
As bolsas de estudos serão reajustadas na mesma época e com os mesmo percentuais dos reajustes concedidos aos servidores públicos municipais da Prefeitura de Caraguatatuba.
Interessados em ingressar na Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba, como músicos instrumentistas, bolsistas ou voluntários, devem ser aprovados em processo seletivo, com teste de audição individual do candidato, de caráter classificatório e eliminatório, seguido de entrevista.
Mais detalhes sobre a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra podem ser conferidos na Edição 1.144 do Diário Oficial Eletrônico da última sexta-feira (1º/11) ou no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/11/Edital_1441.pdf