A entrega da revitalização do Parque dos Tupiniquins, localizado no Centro de Bertioga, acontece no sábado (9), às 18h. Entre as melhorias, estão acessibilidade, iluminação especial e música ambiente. Durante a cerimônia de inauguração haverá uma apresentação da Orquestra Municipal.
No local que abriga o Forte São João – primeira fortaleza do Brasil, foram instalados mais de 20 refletores coloridos, que irão alternar as cores em eventos e comemorações. Também foram instaladas 570 luminárias para iluminar todo o Parque. Outra novidade é o sistema de som ambiente, que irá alegrar as tardes e os eventos no local.
Entre as melhorias, também estão as instalações de passarelas e decks em madeira plástica, cobrindo uma área de 3.500 m². Essas estruturas facilitam o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo cadeirantes. O projeto também incluiu a construção de banheiros e demais estruturas para realização de eventos.
“O Parque está de cara nova, mais acessível, e pronto para fomentar ainda mais o turismo em nossa cidade. A acessibilidade agora é uma realidade, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes”, afirmou o prefeito de Bertioga, Caio Matheus.
A obra também inclui a instalação de um elevador no piso superior do Forte São João, em operação desde março deste ano. Essa estrutura é uma das exigências para que a fortaleza seja reconhecida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A reforma do Parque dos Tupiniquins integra a primeira fase da reurbanização da orla do Canal de Bertioga. Os serviços foram executados pela Sabino Comércio e Empreiteira Ltda. com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Estado de São Paulo – Dadetur no valor de R$ 7.195.355,44.
Apresentação Cultural
Para abrilhantar ainda mais a inauguração do Parque dos Tupiniquins, haverá uma apresentação da Orquestra Municipal, formada por alunos de música da Prefeitura.
Foto: Denise Calazans