A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos.
A preocupação é com aumento do número de casos de chikungunya. Em 2023 apenas um caso foi registrado. Neste ano, até o momento, são 32 casos, número que exige atenção redobrada para população, já que os sintomas dessa doença são bem diferentes da dengue.
A chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, erupções na pele e outros sinais gripais. Em casos mais graves, pode causar complicações articulares crônicas.
Para o coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes, é necessário a colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito. “São medidas simples, como eliminar água parada em recipientes e utilizar repelentes, são fundamentais para proteger a sua família e a comunidade”, destacou.
A preocupação da Secretaria de Saúde é com a chegada do verão, onde no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz mais rápido, aumentando os casos de dengue nos dias mais quentes.
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.