A Black Friday de 2024 cai no dia 29 de novembro e será marcada por grandes descontos em vários tipos de produtos e serviços. A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do Natal.
No final de outubro, a pouco mais de um mês da data das promoções mais atrativas do mercado, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fez uma pesquisa de mercado para monitorar a média de preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday para ajudar o consumidor a não cair na máxima da “metade do dobro”.
Os técnicos identificaram preços médios à vista de Smart TVs de LED, com resolução 4k e tamanhos de 50”, 55” e 70”, com valores de R$ 2.499,00, R$ 3.098,00 e R$ 4.499,00, de acordo com a marca e modelo do televisor.
A pesquisa apontou que smartphones intermediários custam de R$ 1.699,00 a R$ 2.599,00, à vista, e os aparelhos celulares “top de linha”, com os dois principais sistemas operacionais instalados, são vendidos com os preços à vista de R$ 3.299,00, R$ 5.299,00, R$ 8.499,00 e R$ 9.999,00.
Os valores das geladeiras modelo linha branca giram em torno de R$ 3.098,00 a R$ 3.799,90, conforme a capacidade de armazenamento em litros e marca. Os refrigeradores da linha inox foram encontrados com preços que vão de R$ 3.999,00 a R$ 6.999,90, de acordo com a capacidade de armazenamento em litros e a marca do eletrodoméstico.
O superintendente do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, explica que a data é esperada o ano inteiro por causa dos bons descontos. “Mas pessoas mal-intencionadas aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair nas armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, orienta.
Segundo Machado, as mercadorias mais procuradas na Black Friday são TVs e smartphones. “Verifique no produto desejado características como preço, qualidade, assistência técnica próxima, valor do frete e prazo de entrega. Tome muito cuidado para pagar a metade do dobro do preço!”, alerta. “Pesquise o preço médio de mercado com antecedência, veja se o preço sugerido se trata de uma promoção real em vez de um desconto corriqueiro. Evite comprar em sites internacionais porque alguns produtos são taxados quando passam pela alfândega brasileira, sem contar que a mercadoria pode levar meses para chegar à residência do consumidor”, previne.
O superintendente reforça a pesquisa nas compras via internet. “Procure saber sobre origem do item desejado e se a empresa é formalizada com CNPJ, endereço, e-mail ou telefone, Serviço de Atendimento Consumidor (SAC) e ouvidoria. As compras realizadas de forma online, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas em uma semana, contados da data da compra ou da entrega do produto. Cuidados com os preços muito abaixo da média de preço do produto pretendido no mercado”, finaliza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Confira mais dicas do Procon de Caraguatatuba para evitar transtornos nas compras da Black Friday
- Compre somente o necessário, nunca compre por impulso ou porque o preço está muito atrativo;
- Pesquise a lista de sites indesejáveis da Fundação Procon/SP, antes de efetuar uma compra on-line;
- Na compra de um produto, não se apegue a marcas, a qualidade do produto é uma obrigação de mercado;
- Verifique e pesquise se o fornecedor escolhido não possui reclamações nas diversas plataformas de reclamação, ainda faça uma pesquisa no link para verificar se o site é confiável;
- Não clique em ofertas por e-mail ou WhatsApp, pode ser um golpe, escolha comprar somente por sites oficiais e devidamente identificados;
- Evite comprar se o pagamento pelo produto for ofertado somente através de débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar indícios de fraude;
- Na dúvida entre em contato com o fornecedor através de sites oficiais para obter maiores esclarecimentos e confirmar a oferta, certifique-se do preço exato do produto para concluir a compra;
- Planeje sua compra e os gastos, considerando que, as compras por impulso e desnecessárias podem comprometer o seu orçamento por um bom tempo e risco de endividamento;
- Compras realizadas presencialmente em lojas físicas não poderão ser canceladas, salvo os casos excepcionais, portanto, evite transtornos, confira o tamanho do produto, cor e qualidade antes de concluir a compra; e
- Ao comprar em uma loja física, verifique se existe a possibilidade de troca do produto, confirme as regras antecipadamente com o responsável pelo estabelecimento e por escrito, o combinado não sai caro.