Alimentação saudável, nutrição e formação de hábitos saudáveis, esse é o intuito da equipe técnica do setor de Alimentação Escolar, voltado aos alunos da rede municipal de Educação.

#PraTodosVerem Menina segura um prato de comida com arroz, feijão, verduras, legumes e carne. (Divulgação/PMC)
A partir dessa diretriz, os profissionais preparam mudanças na alimentação dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Fundamental 2 e tornar, novamente, a Alimentação Escolar de Caraguatatuba, referência no estado.
O objetivo dessa reestruturação é garantir que a alimentação escolar atenda as necessidades de nutrientes dos estudantes, durante o período em que permanecem na escola. O cardápio escolar tem papel fundamental em garantir a oferta da alimentação saudável e adequada às faixas etárias e aos discentes com patologias.
Para isso, a equipe do setor, liderada pelo diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, juntamente com as nutricionistas, Andrea Mosiejko e Karen Fernandes da Costa Faria, estabeleceram novas diretrizes no preparo das carnes legumes, vegetais e verduras, além de variedade de frutas a serem ofertadas aos estudantes.
Também está entre as metas, retomar os cursos de reciclagem e aperfeiçoamento para as cozinheiras da rede, duas vezes ao ano, uma no início do primeiro semestre letivo e outra no segundo.
“A primeira ação do prefeito Mateus Silva foi renegociar dívidas com os fornecedores. No momento, estamos envolvidos na compra dos gêneros alimentícios de qualidade, que vão compor um cardápio balanceado e com alto valor nutricional, que contribua com o rendimento do aprendizado de nossas crianças e adolescentes”, disse Manu.
Outro intuito é promover melhorias na alimentação voltada às crianças com patologias e necessidades especiais alimentares. “Queremos estreitar o diálogo com os pais ou responsáveis para que seus filhos sejam atendidos da melhor maneira possível pela administração municipal, sem que precisem se preocupar em preparar alimentos para eles levarem para a escola”, afirmou.
A equipe técnica também estudará horários que beneficiem o aprendizado. “Tínhamos um projeto chamado “Acertando os ponteiros – Alimentação Certa na Hora Certa”, definido juntamente com as equipes gestoras das unidades escolares, que respeitava o horário de intervalos e aulas. Esse ajuste influi diretamente no rendimento dos alunos. Nossas ações serão para contribuir e somar com uma educação de excelência”, ressaltou.
Degustação
Nesta sexta-feira (14), a equipe de Supervisão Pedagógica foi convidada a degustar amostra de alguns alimentos apresentados por fornecedores, aos profissionais do setor de Alimentação Escolar.

#PraTodosVerem Saguão da Secretaria de Educação. Supervisores pedagógicos participam de degustação de alimentos que poderão entrar no cardápio da alimentação escolar (Divulgação/PMC)