Moradores da Rua Banco Itaú, no bairro Porto Novo, região sul de Caraguatatuba, promoveram uma reunião na última semana para discutir a presença de pessoas em situação de rua que frequentam o Centro de Acolhida Especial localizado na via. O encontro contou com a participação de representantes do Poder Executivo e das forças de segurança do município.
Durante o encontro, os moradores relataram diversos problemas, como a falta de cumprimento dos horários estabelecidos por parte dos usuários do local, invasão de residências, brigas e tumultos na frente das casas. Diante da situação, solicitam a remoção da sede do centro para outra localidade.
O prefeito Mateus Silva e o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, esclareceram sobre o trabalho realizado não só na unidade, mas todas as ações executadas para acolher e dar direcionamento aos moradores em situação de rua na cidade e apresentaram os planos para uma possível mudança da sede do Centro de Acolhida Especial. No entanto, devido às restrições orçamentárias enfrentadas pelo município, ainda não há uma previsão de curto ou médio prazo para que isso ocorra. “Compreendemos a preocupação da população e estamos trabalhando para encontrar soluções que garantam tanto o atendimento digno às pessoas em situação de vulnerabilidade quanto à segurança e o bem-estar dos moradores”, afirmou o prefeito.
Como medidas emergenciais, ficou acordado que a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar intensificarão as rondas ostensivas na região. Além disso, a administração municipal já está em tratativas para iniciar, em parceria com a Marinha do Brasil, a formação de guardas municipais para a futura implantação de patrulhamento marítimo e fluvial, o que também deve fortalecer a segurança na área.
Iluminação na Rua Paulo Bento Rangel
Outro ponto abordado pelos moradores foi a falta de iluminação no final da Rua Paulo Bento Rangel, onde há um píer utilizado para pesca. Devido à escuridão, o local tem sido utilizado para o consumo de entorpecentes e descarte irregular de lixo. O prefeito Mateus Silva se comprometeu a providenciar a instalação da iluminação pública no trecho e garantir mais segurança para os frequentadores.