O primeiro relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2025 contabilizou 985 procedimentos formalizados dos 1.955 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 970 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

#PraTodosVerem: Consumidora é atendida por servidor do Procon de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
O balanço do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em janeiro, o Procon formalizou 268 consultas simples; 11 atendimentos preliminares; 260 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 100 finalizadas com acordos e 156 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 83 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e duas abertas sem o retorno da CIP; 86 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 19 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos competentes); e 16 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em sete audiências conciliatórias das 94 audiências agendadas pelo Procon em janeiro.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. O consumidor também pode fazer a queixa de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 11 funcionários.
O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Av. Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2025 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências sem o fornecedor |
Janeiro | 985 | 1.955 | Financeiros
e internet fixa |
94 | 7 |
Secretaria de Comunicação Social – 4/2/2025
Foto: Luís Gava/PMC