Caraguatatuba passa a integrar a lista de municípios selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo como possíveis locações para filmagens da São Paulo State Film Commission. A cidade é uma das 11 novas parceiras da iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de fomentar a produção audiovisual no estado.
Com a inclusão, o município passa a compor o catálogo estadual que reúne informações detalhadas sobre locações, infraestrutura e características específicas dos municípios. A iniciativa está ligada ao Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e visa consolidar São Paulo como referência no setor, e reúne cidades com potencial de atrair produções nacionais e internacionais. O catálogo pode ser consultado no site oficial https://spstatefilmcommission.org.br.

#PraTodosVerem: Imagens da praia do Camaroeiro, em Caraguatatuba. (Foto: Luis Gava/PMC)
A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, destaca a importância da seleção. “A entrada de Caraguatatuba nesse mapeamento é um passo relevante para atrair novas produções. Temos um território com diversidade de paisagens e infraestrutura pronta para receber as equipes.”
O presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Adba Cuba, também comenta os impactos da inclusão no catálogo. “Essa é uma possibilidade concreta de gerar oportunidades a profissionais de cultura diretamente envolvidos nas mais variadas linguagens artísticas, além de fortalecer a produção e a economia criativa em nossa cidade”.
A Film Commission estadual também atua no apoio à criação de comissões municipais e na implementação de protocolos de filmagens e capacitação de gestores. A proposta é oferecer condições para que os municípios recebam filmagens com mais agilidade e estrutura.
O plano é desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e conta com apoio técnico especializado. As primeiras dez cidades foram apresentadas durante o Festival de Cinema de Cannes e, agora, o total chega a 21 municípios.
Para o prefeito Mateus Silva, a medida representa uma oportunidade de desenvolvimento. “A participação de Caraguatatuba na São Paulo State Film Commission pode abrir caminhos para movimentar diferentes setores da cidade, como turismo, serviços e economia local.”