A campanha de vacinação contra a Influenza em Caraguatatuba registrou no último dia D, sábado (10), a aplicação de 503 doses da vacina em diversos grupos prioritários.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 225 doses foram aplicadas em idosos, 52 em crianças e quatro em gestantes. Destinados a outros grupos prioritários, foram aplicadas 59 doses em trabalhadores da saúde, 53 em professores, 100 em pessoas com comorbidades e 10 doses a outros grupos.

#PraTodosVerem: Mulher recebe vacinação contra gripe em unidade básica de saúde durante Dia D contra Influenza em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Cobertura vacinal da campanha de Influenza está em 22,78%
Desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza, no dia 7 de abril, até o último sábado (10), foram aplicadas 12.805 doses. A cobertura vacinal geral está em 22,78%, considerando uma população-alvo estimada de 56.188 pessoas.
Entre os grupos prioritários, os idosos representam a maior adesão até o momento, com 8.197 doses aplicadas, atingindo 35,05% de cobertura. Já entre as crianças, foram aplicadas 1.252 doses, com 10,45% de cobertura. O grupo de gestantes recebeu 321 doses, o que corresponde a uma cobertura de 26,31%. Entre as puérperas, 41 doses foram aplicadas, atingindo 20,39% da população estimada para o grupo.
Nos demais grupos, a cobertura registrada foi de 15,88% entre trabalhadores da saúde (794 doses), 33,30% entre professores (686 doses) e 25,63% entre pessoas com comorbidades (1.457 doses). Outros grupos prioritários receberam, até o momento, 57 doses.
Apenas os grupos com meta específica de cobertura, no caso dos idosos, crianças e gestantes, o total é de 9.770 doses aplicadas, o que representa 26,70% de cobertura.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de adesão à campanha, pois a imunização ainda é o principal meio de proteção contra a gripe. Quem não se vacinou no último sábado, pode vacinar a qualquer momento em uma unidade básica de saúde de referência.

#PraTodosVerem: Funcionário que realiza serviços públicos para o governo municipal recebe vacina contra a gripe na Praça da Cultura em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Campanha segue com foco nos grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a Influenza segue nas unidades de saúde de Caraguatatuba para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade, entre outros.
As unidades básicas de saúde estão abertas diariamente para atendimento e não é necessário agendamento prévio, basta apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS, caderneta de vacinação e, em casos específicos, a comprovação exigida:
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
Secretaria de Comunicação Social – 13/5/2025