A cidade de Caraguatatuba anuncia a paralisação do serviço de agendamento do Cadastro Único por meio da Central 156. Com isso, os atendimentos passarão a ser realizados por demanda espontânea, ou seja, os interessados deverão comparecer diretamente a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sem necessidade de agendamento prévio.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, os agendamentos realizados até o dia 8 de agosto serão mantidos e os usuários cadastrados no sistema serão atendidos normalmente, de acordo com o dia e horário previamente marcados.
A decisão de suspender o agendamento via Central 156 foi motivada pelo alto índice de faltas nos atendimentos agendados. “Cerca de 50% das pessoas que agendam não comparecem no dia da entrevista. Com isso, a agenda fica comprometida e não temos tempo hábil para o atendimento espontâneo, das pessoas que vêm diretamente ao CRAS”, explicou o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher.
Diante da situação, o município adotará um modelo híbrido – os atendimentos presenciais nos CRAS serão realizados por ordem de chegada, enquanto os atendimentos domiciliares continuarão sendo agendados exclusivamente pela Central 156, tanto pelo telefone quanto pelo aplicativo ou site.
O Cadastro Único é essencial para o acesso a diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. A recomendação é que as famílias mantenham seus dados atualizados, especialmente em casos de mudança de endereço, renda ou composição familiar.
Veja as datas de início do atendimento presencial nos CRAS de Caraguatatuba
CRAS Massaguaçu: 29 de julho
CRAS Jetuba: 16 julho
CRAS Olaria: 16 de julho
CRAS Centro: 17 de julho
CRAS Barranco Alto: 7 de agosto
CRAS Sul: 7 de agosto