Para a renomada chef Thaís Okamoto “a aparência determina as expectativas sobre o alimento e a expectativa muda a forma como percebemos a comida. A apresentação do prato é fundamental para despertar o desejo de comer”.

#PraTodosVerem Auditório do salão Monteiro Lobato na Secretaria Municipal de Educação. Mulheres e homens de idades variadas participam do último encontro da Trilha de Capacitação do Caraguá a Gosto, com palestra da chef Thaís Okamoto.
No encontro com os participantes da Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto, realizado na última quarta-feira (16), a chef falou sobre “Apresentação de pratos: dos ingredientes à finalização”. Deu dicas importantes sobre escala de cores, flores comestíveis para compor a decoração do prato, assim como o coulis (molho espesso, à base de frutas ou legumes, utilizado para dar sabor e decorar pratos doces e salgados).
Discorreu ainda sobre o tipo de louça usada, altura (prato fundo, raso ou cumbucas de barro). Por exemplo, a disposição de uma montagem de prato com camarão ou polvo, simetria, assimetria na estruturação dos alimentos, quando estimular o cliente a comer com as mãos, entre outros toques.

#PraTodosVerm A chef Thaís Okamoto fala aos participantes da Trilha de Capacitação do Caraguá a Gosto sobre “Apresentação de pratos: dos ingredientes à finalização”, no auditório Monteiro Lobato da Secretaria de Educação.
Okamoto ressaltou como a audição e o olfato podem interferir na vontade do cliente apreciar uma refeição. “O som crocante, de borbulhas quente, o cheiro que remete à infância, reunião de família, casa da avó, afetam positivamente o cliente”, afirmou.
Outro detalhe que Thaís chamou a atenção dos presentes foi em relação à localização do estabelecimento. “Tomem cuidado com a disposição dos banheiros, da cozinha, da rede de esgoto, inclusive da rua, para não interferir , por causa do cheiro, na apreciação de uma refeição”, destacou.
Por fim, a chef deu uma dica de ouro: “Tenha humildade para receber críticas dos clientes. Escute”.
Para Marcelo Nagahashi, proprietário de um estabelecimento que serve comida asiática, todos os temas abordados na “trilha” foram excelentes.

#PraTodosVerem A secretária de Governo, Eloíza Antunes, fala ao público antes da palestra da chef Thaís Okamoto que está ao seu lado esquerdo, junto com o consultor de Negócios, Alexandre Garcia.
“Os conteúdo abordados pela especialista na área de Gastronomia e Gestão de Negócios do Sebrae de São José dos Campos, Natalia Sirobaba, nos encontros anteriores, quanto pela chef Thaís Okamoto me proporcionaram uma nova visão sobre meu negócio, sobre colaboradores e clientes “ afirmou.
Da mesma opinião compartilha a microempresária, Olga Cordeiro, proprietária de um veículo que serve o “Café na Praia”, no bairro Massaguaçu. “Aprendi muita coisa e já estou aplicando no meu dia-a-dia”.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes de Oliveira, disse que o evento que em quatro encontros desenvolveu os assuntos Engenharia de Cardápios, Inovação e ferramentas de Inteligência Artificial para AFL, Gestão e Lideranças e Apresentação de Pratos – dos ingredientes à finalização; cumpriu o objetivo do governo municipal em levar ao empresariado informações atuais e inovadoras.
“Agradeço ao público e ao Sebrae, na presença do Alexandre Garcia (consultor de Negócios) e Eduardo Ilário (analista de Negócios) pela excelente parceria nesse evento. Fiquem de olho nas próximas trilhas que virão. Queremos trazer o que há de melhor para os empreendedores de Caraguatatuba”, finalizou.