O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).
#PraTodosVerem – Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso, reencontrou amigos e retomou os intensivos treinos para as próximas competições deste ano (Cemug) (Foto: JC Curtis/PMC)
Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso, reencontrou amigos e retomou os intensivos treinos para as próximas competições deste ano.
“Eu vim morar aqui em Caraguatatuba logo após a pandemia, que foi um momento um pouco turbulento na minha vida. E eu gostei muito, não só de treinar aqui, mas de morar na cidade, das pessoas. Fui muito bem acolhido. E nesses anos que se seguiram eu evoluí, melhorei. Caraguatatuba foi muito importante para a minha carreira, a ponto de me classificar para o Campeonato Mundial de Maratona Aquática (10km), que foi em Doha, no Catar”, relembra o nadador.
Figueirinha destacou a importância da disciplina na rotina de alto rendimento. “E a vida de atleta é assim, não é? A gente tem que estar o tempo todo em forma e sempre em busca da melhora, da melhor versão”, afirmou.
O nadador também revelou sua agenda para os próximos meses. “Tenho os Jogos Universitários, tanto de maratona aquática quanto de piscina. Eu pretendo participar do Ocean Man, que é uma competição internacional, em Cuba. Tem também a etapa de final do ano, do Campeonato Brasileiro, que vai ser seletiva para os campeonatos sul-americanos do ano seguinte”, explica.
Além dos treinos e compromissos esportivos, o nadador fez questão de reforçar o carinho que mantém pelo município. “A verdade é que eu gosto muito de estar em Caraguatatuba. É uma cidade que eu me identifiquei. Quando eu venho para cá eu me sinto muito confortável, muito bem. Treinar aqui é um ambiente super agradável, a piscina também tem perfeitas condições para eu desenvolver meu trabalho. E é sempre bom rever as pessoas que eu gosto, que eu criei laços, vínculos com pessoas, com a cidade. Então, sempre que eu tenho oportunidade, eu estou por aqui”, disse.
Henrique Figueirinha é um dos principais nomes da nova geração da maratona aquática brasileira. O atleta iniciou sua trajetória na natação ainda na infância, com passagens por clubes paulistas e destaque precoce em competições de base.
Figueirinha consolidou-se no cenário nacional entre 2018 e 2019, período em que se sagrou bicampeão júnior brasileiro nas provas de 5 km e 10 km em águas abertas. Em 2019, integrou a seleção brasileira juvenil no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, realizado em Iquique, no Chile, conquistando medalha de ouro no revezamento 4×1250 metros e prata na prova individual de 10 km.
Desde então, passou a integrar o circuito nacional adulto de maratonas aquáticas, com um desempenho técnico e físico que o levou a representar o Brasil em competições internacionais. Em 2021, foi indicado ao prêmio de Melhor Nadador de Águas Abertas do Brasil pelo portal especializado Best Swimming, sendo reconhecido pelo desempenho constante ao longo da temporada.
Em fevereiro de 2024, viveu o ponto alto da carreira ao representar o país no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Doha, no Catar. Competindo com a elite mundial, Figueirinha disputou as provas de 5 km, 10 km e o revezamento misto 4×1500 m, conquistando a 8ª colocação por equipes e ganhando experiência valiosa no cenário internacional.
Além dos resultados oficiais, o nadador também coleciona títulos em tradicionais travessias nacionais, como a Travessia Itaparica–Salvador, da qual foi campeão em dezembro de 2024, enfrentando condições climáticas adversas com estratégia e resistência física exemplar.
Com olhar voltado para o futuro, Figueirinha tem como metas imediatas a disputa da seletiva nacional para os Campeonatos Sul-Americanos de 2026 e a consolidação entre os principais nomes da maratona aquática do continente.
Secretaria de Comunicação Social – 21/7/2025
Fotos: JC Curtis/PMC