O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), dentro da Semana de Valorização ao Idoso, traz, nessa segunda-feira (2), o projeto circo-teatro “Eu fui”, uma realização do ProAC ICMS com Chico Pepeu Produções Artísticas. A apresentação será no salão de eventos do Ciapi, às 14h e a entrada é franca.
Para trazer o sabor circense à cena, o ator Chico Pepeu, que também assina a direção da montagem, adaptou um espetáculo tradicional do circo-teatro (fenômeno teatral das décadas de 1930 a 1980), influenciado pelos trabalhos de Casquinha, Barnabé e Mazzaropi. Trata-se da comédia Seu Pinto Não Morreu.
“Seu Pinto é o nome do vizinho da família em que toda a trama acontece. Como, geralmente, essas encenações não tinham um texto escrito, precisei contar com a minha memória para recordar de todos os diálogos. Os que não lembrei, recriei. Mas isso faz parte do circo-teatro”, explica Chico Pepeu.
Em resumo, o espetáculo narra a história de um pai ciumento, o Tonico, que precisa conviver com o desabrochar da juventude de sua filha, a Rosinha, vivida pela atriz Priscila Martins, que está de namorico com o Nénzinho, interpretado pelo ator Pedro França. Machista ao extremo, o pai busca controlar todos os passos da filha, mas percebe que está sendo passado para trás. Antes disso, o casal prega diversas peças que o deixa de cabelos em pé e bastante enfurecido. O resultado? Muita confusão em cena.
“Esse projeto busca trabalhar com a memória. Ao mesmo tempo em que fará o público adulto e da melhor idade relembrarem as comédias que assistiam nos cirquinhos, ele proporcionará que os mais novos construam uma nova lembrança, que é a de assistir a um espetáculo circense ao lado de seus pais, tios ou avós. Ao final, todos terão boas recordações para contar”, conclui Pepeu..
Ficha Técnica
Elenco: Chico Pepeu, Pedro França e Priscila Martins
Direção Artística: Chico Pepeu
Produção: Chico Pepeu Produções Artísticas
Assistente de Produção: Sharlene Bianca
Sonoplastia e Iluminação: Pietro Wallace
Fotografia e Videomaker: Rafael Morales
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos