O serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, foi inaugurado em setembro de 2021, oferecendo consultas, exames de imagem e laboratoriais e tratamento de quimioterapia para pacientes com diagnóstico de câncer de mama e próstata.
Dois anos depois, o hospital já atendeu mais de 14 mil pacientes e realizou cerca de 4.750 sessões de quimioterapia, cerca de 14.500 sessões de radioterapia, que passaram a ser oferecidas em dezembro de 2021, e mais de 4.800 tratamentos de hormonioterapia, que passaram a ser oferecidos em março de 2022.
Atualmente o Hospital tem capacidade mensal de oferecer 916 consultas médicas, 800 sessões de radioterapia e 420 de quimioterapia e 380 de hormonioterapia. Além disso, os pacientes do setor de Oncologia do HRLN dispõem de exames de imagem e laboratoriais, biópsia e transfusão de sangue, consultas especiais com equipes de psicologia, nutrição, farmácia, serviço social e fisioterapia, oferecidos pela própria estrutura do hospital.
O setor de Oncologia segue o protocolo da rede Hebe Camargo, um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo por meio do qual o paciente oncológico tem até 60 dias entre o descobrimento do tumor e o início do tratamento.
Segundo o diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, o serviço de Oncologia se destina prioritariamente aos pacientes que residem nos municípios de referência do Hospital: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, mas também atende pacientes de localidades mais distantes, como Guaratinguetá, Taubaté, Lorena e Cruzeiro, entre outros, desde que agendados pela Central de Regulação.
Isabel Conceição dos Santos Marques, moradora de Tremembé e paciente do Serviço de Oncologia do HRLN há um ano e cinco meses, afirma que só tem gratidão por fazer o tratamento oncológico em um lugar lindo e cheio de pessoas maravilhosas. “A empatia de todos torna o tratamento mais leve. Obrigada por fazerem parte da minha vida!”.
Para Shelly Christine Ayres, também paciente do Hospital, receber o diagnóstico de câncer de mama não foi nada fácil, mas no final o tratamento deu muito certo. “Deixo aqui os meus parabéns a toda essa equipe maravilhosa pela união, dedicação e carinho por todos os pacientes”.