O domingo (19) será especial para a galera artística. Bertioga recebe o Circuito Sesc de Artes. A programação gratuita com espetáculo de dança, música e várias oficinas culturais acontece das 16h às 20h, na Praça da Primavera, no bairro Rio da Praia.
De acordo com a Diretora de Cultura de Bertioga, Camila Quelhas, a parceria com o Sesc para a realização deste e outros eventos, é fundamental para fomentar a cultura através da arte e do entretenimento, além de gerar novos conhecimentos aos moradores e turistas.
Confira a programação completa:
ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
Gravura com carimbos artesanais – Coletivo EMERGIR
Formado por artistas de São Vicente, o Coletivo EMERGIR apresenta o universo da gravura por meio da criação de carimbos artesanais e do uso para estampar mini ecobags. A partir de borrachas escolares e desenhos preparados pela equipe, os participantes usam goivas [ferramenta utilizada para gravar madeira] e ferramentas alternativas para obter as imagens, criando as partes altas e baixas dos carimbos. Em seguida, com tintas para serigrafia e rolinhos de espuma, preparam as gravuras e estampam as sacolinhas.
Capture a bandeira – Estúdio Hacker
O Estúdio Hacker, grupo multidisciplinar que promove atividades de arte e tecnologia baseadas na abordagem pedagógica da aprendizagem criativa, vai realizar uma oficina com desafios de criptografia. A proposta ajudará os participantes a entender sobre segurança e sistemas de comunicação. As pessoas, em grupo ou individualmente, irão resolver problemas fáceis, mas a complexidade aumentará à medida que avançam. Código Morse, Sistema Hexa e Binário, alfabeto Leet, Braille e Cifra Maçônica serão alguns dos desafios.
CIRCO
Caravana Zona Leste – Exército Contra Nada
Equilibrismo, acrobacias, contorcionismo, manobras com um monociclo, música e muitas risadas com os palhaços: com todos os ingredientes característicos de um circo, o grupo Exército Contra Nada apresenta um enredo de linguagem universal. Comandados por um mestre de cerimônia, os nove artistas em cena divertem e surpreendem enquanto prestam uma homenagem à arte mambembe brasileira. Fundada no Paraná em 2011, a companhia mudou-se em 2015 para São Paulo, onde permanece até hoje.
DANÇA
Tambor de crioula – Flor de Aroeira
Acompanhados pelo ritmo de percussão, cantos e palmas, os artistas mostram um espetáculo de dança inspirado em uma manifestação popular da cultura maranhense que louva a fertilidade. Assim como outras tradições que surgiram na África, passaram pelos povos aquilombados do Maranhão e fundiram-se às artes urbanas de São Paulo, o tambor de crioula representa um fluxo de continuidade. A apresentação do grupo Flor de Aroeira valoriza a cultura de resistência própria das artes de origem afro-ameríndias do Brasil.
LITERATURA
Ninhário: recanto para livros e pássaros – Dindinha faz Poema
A partir de uma metáfora poética que equipara os livros aos pássaros e as crianças às aves sedentas por voar, a atriz e contadora de histórias Monalisa Machado criou um cenário inspirador para realizar mediações de leitura: o ninhário. Com tapetes, almofadas e tecidos coloridos pendurados, o espaço estimula a relação afetiva do público com a literatura e proporciona “voos” estimulantes por meio da imaginação.
MÚSICA
DJ Nicão da BPS
Artistas e bandas como Beyoncé, Pop Smoke e Migos, além de funk, drill, trap, garage e jersey, entre outras vertentes da música negra, são comuns na seleção de Nicole Mara, a Nicão da BPS. Psicóloga e filha de Orixá, a DJ de São Vicente participou de eventos como a Semana Hip Hop em Santos e da Parada LGBT em Praia Grande. Desde 2018, integra um coletivo de mulheres da Baixada Santista com a finalidade de festejar os corpos pretos de um modo geral.
Foto: Jessica Mourão