Caraguatatuba recebeu nesta segunda-feira (27) a 2ª reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, no Teatro Espaço Cultural Mário Covas. O encontro, que se estende nesta terça-feira (28/11), tem o objetivo de capacitar os conselheiros e impulsionar políticas voltadas para a pessoa idosa.
Cerca de 500 integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa de todo Estado de São Paulo participaram do evento, além de profissionais de políticas públicas voltadas para o Idoso.
A reunião contou também com a presença do prefeito Aguilar Junior; do secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior; do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Barboza Toledo; da secretária de Assistência Social, Mariana Estella Cestari Lese; da presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kelen Garcia; do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiz Otávio Paes; da diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Paraíba, Flávia Oliveira Silva; e do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar.
Ao dar as boas vindas ao público presente, o prefeito Aguilar Junior observou que os dois dias da 2ª reunião descentralizada serão de muito aprendizado. Para ele, “é muito gratificante implantar políticas públicas para idoso, sobretudo contando com parceiros como o Conselho do Idoso”.
Aguilar Junior também destacou a importância do trabalho entre as cidades do Estado. “Os convênios entre municípios têm que ser uma realidade para que possamos atender a população de forma igualitária. Espero, ao término desse encontro, ver traçadas políticas públicas claras, positivas para nossos idosos”.
A reunião abordou diversos temas relevantes tais como os desafios para a proteção social de pessoas idosas, envelhecimento saudável e políticas públicas, diálogo entre conselheiros, experiências regionais exitosas, desafios e alternativas para o atendimento da população idosa, velhice LGBT e como tornar o Fundo Municipal da pessoa idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projetos.
Outro tema de destaque da reunião foi a perspectiva e o desafio no trabalho das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral saúde e assistência social.
Referência
Caraguatatuba foi escolhida como sede do evento por ser referência no atendimento ao idoso no Estado de São Paulo. A cidade foi recentemente eleita a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil. Caraguá conta com diversos equipamentos voltados para o idoso, e recentemente inaugurou a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.
A programação do evento incluiu um café de boas-vindas, seguido pelo cerimonial de abertura. Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais com a Orquestra de Violão e de Dança de Salão. Também foram formadas mesas de discussão com especialistas sobre os desafios da proteção social dos idosos e sobre envelhecimento saudável e políticas públicas.
Por fim, no dia 28, a programação também será intensa, com apresentação dos alunos da oficina de canto de coral, seguida pelas palestras que abordarão temas relevantes para o envelhecimento com qualidade de vida. Terá ainda reunião com debate aberto aos participantes do encontro, informes e encerramento das atividades às 17h.
Programação 28/11 (terça-feira):
08h – Café de Boas Vindas
08h45 – Apresentação do Coral
09h – Mesa 3: Palestra sobre Velhice LGBT
10h – Mesa 4: Palestra: Como tornar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projeto
11h – Mesa 05: Palestra Perspectivas e Desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral Saúde e Assistência Social
12h – Almoço
14h – Reunião Plenária do CEI – aberta aos participantes do encontro
16h30 – Informes
16h45 – Café
17h – Encerramento