A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, intensificou a fiscalização em terrenos com mato alto e com material depositado irregularmente. O objetivo é prevenir contra a dengue e realizar a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura decidiu agir de forma preventiva, especialmente nos bairros que apresentaram um alto índice larvário. A preocupação é que, se medidas eficazes não forem tomadas neste momento, a cidade possa enfrentar um surto da doença.
De acordo com dados da Secretaria de Urbanismo, somente nesta quarta-feira (29), mais de 123 lotes no Jardim Aruan foram notificados devido à presença de mato alto e depósitos irregulares. Vale ressaltar que, entre todos os bairros, o Jardim Aruan até o Caputera foi o que registrou o maior índice larvário, o que aumenta a preocupação das autoridades.
No entanto, mesmo com os esforços da Prefeitura, é fundamental que a população também colabore. É importante que os moradores estejam atentos e cuidem de seus terrenos, realizando a limpeza adequada e evitando o acúmulo de água parada, que propicia a reprodução do mosquito.
O secretário da pasta, Wilber Cardozo, reforçou que esta é uma guerra em que todos precisam se unir. “Estamos lutando contra o mosquito transmissor da dengue e só venceremos com a colaboração de todos. A união do órgão público e população será muito importante neste momento”.
A Secretaria de Urbanismo ressalta que a fiscalização será intensificada nos próximos dias e que multas serão aplicadas aos proprietários de terrenos em situação irregular. Além disso, a pasta está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde, realizando campanhas educativas e orientando a população sobre as medidas preventivas necessárias para combater a dengue.