Em continuidade à elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), a Prefeitura do Município de Bertioga, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), realizou nos dias 22, 23 e 24 de novembro a segunda rodada de oficinas participativas. As oficinas contaram com a presença de cerca de 60 participantes.
Nesta etapa, foi apresentado o diagnóstico socioambiental da cidade, elaborado em conjunto com a comunidade, abordando os desafios e necessidades levantados durante as oficinas de agosto e as visitas técnicas realizadas.
Através das oficinas, todos puderam exercer seus direitos e sua cidadania, acompanhando o andamento do Plano, trazendo sugestões e verificando a sua execução. O envolvimento social é fundamental para garantir que todas as demandas sejam incluídas, de forma a abranger o maior número possível de pessoas, pensando em cada particularidade apresentada.
Além disso, foram discutidas as ações que podem ser realizadas para enfrentar os problemas levantados. Cada participante pôde definir a sua escala de prioridade entre os objetivos estabelecidos para o PMMA nos eixos de Preservação (Proteção Integral), Conservação (Uso Sustentável, Pesquisa e Educação Ambiental), Recuperação e Uso Sustentável.
Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica
O PMMA é um instrumento de gestão participativa para orientar a proteção e o uso sustentável da Mata Atlântica no Município. Com a participação dos munícipes, é possível promover o desenvolvimento com qualidade de vida para todos os cidadãos em harmonia com a conservação da natureza.