Projeto traz números positivos na redução da cárie em 90% dos alunos das escolas municipais
A promoção de ações de educação e prevenção com a conscientização sobre a importância em se manter a dentição e a boca saudável é o principal objetivo do programa “Carie Zero” que, em Caraguatatuba, se tornou lei municipal pelas mãos do vereador e presidente da Câmara, Tato Aguilar, autor do projeto que foi aprovado por unanimidade.
O programa, desenvolvido nas unidades escolares, é feito em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Inicialmente o projeto foi realizado em duas escolas da rede municipal, a EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, no Poiares, e a EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Adriana Naves Oliveira Toledo, cerca de 300 crianças participaram de uma gincana que envolveu as equipes de saúde bucal das escolas, as famílias e os alunos para reforçar a atuação dos dentistas nas escolas. “Fizemos uma gincana com propostas de tarefas para os alunos desenvolverem com atividades educativas relacionadas à saúde bucal, além disso, os cerca de 300 alunos que participaram tiveram tratamento odontológico concluído em cada escola”, explicou Adriana.
Para o autor da lei, vereador Tato Aguilar, a ideia é fomentar o incentivo ao tratamento bucal e aos cuidados que todos devem ter com a higiene e a saúde dos dentes. “Temos a informação de que as crianças que têm este incentivo conseguem atingir melhores índices de tratamento e prevenção, reduzindo a cárie dos alunos em até 90% nas unidades participantes”, destacou Tato Aguilar.
Os vencedores deste ano foram premiados com um passeio no parque de diversões Trombini nesta quarta-feira (29). Da EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, as salas vencedoras foram 3ºA e 3ºC e da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes foram as salas 1ºB e 5º C. As professoras das salas vencedoras também foram presenteadas com um kit de cosméticos.